terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sistema Solar

Você sabe quem foi Patativa do Assaré?

Patativa do Assaré foi um dos maiores poetas, trovadores e cantadores do país. Nasceu em 1909, no município de Assaré, no sul do Ceará. É autor de inúmeros folhetos de cordel e teve poemas gravados por cantores famosos.
Desde cedo, utilizou seus dons poéticos para denunciar injustiças sociais, propagando sempre a consciência e a perseverança do povo nordestino que sobrevive e dá sinais de bravura ao resistir às condições climáticas e políticas desfavoráveis. No ano de 1956, escreveu seu primeiro livro de poesias, Inspiração Nordestina, e com muita criatividade retratou aspectos importantes do homem simples do Nordeste. Após este livro escreveu outros que também fizeram muito sucesso. Ganhou vários prêmios e títulos por suas obras.
Embora tivesse facilidade para fazer versos desde menino, Patativa, do município de Assaré, no Vale do Cariri, nunca quis ganhar a vida em cima do seu dom de poeta, mesmo tendo feito shows pelo sul do país, quando foi mostrado ao grande público por Fagner, em finais da década de 70.
Patativa do Assaré faleceu no dia 8 de julho de 2002, em sua cidade natal.